Palestras

O objetivo desse site é divulgar as palestras solidárias sobre Segurança e Cyberbullying. Fazendo analogias simples com o mundo off-line, podemos discutir conceitos básicos sobre segurança que por diversas vezes são negligenciados pelos usuários de tecnologia, independente do seu caráter de uso: pessoal, profissional ou simplesmente para entretenimento.

São duas as palestras oferecidas:

Segurança e Relações Saudáveis em Redes Sociais:
Ao longo dessa atividade buscamos construir uma relação entre a nossa postura de segurança on-line e off-line através de analogias simples. O objetivo é aumentar o nível de maturidade da temática “Segurança da Informação” junto aos espectadores enaltecendo a importância do bom senso no uso que fazemos da tecnologia, principalmente em Redes Sociais.

Agenda:

– Como chegamos até aqui?
– Segurança “na Internet”?
– Aspectos importantes da Segurança;
– Postura (comportamento de risco);
– O que tem naquele Termo de Uso que você não leu?
– Menores abandonados digitais;
– Hoaxes, Boatos e Notícias Falsas;
– Super exposição nas redes sociais;
– Para onde estamos indo (IoT).

 Público recomendado: Recomendada para todos os públicos com idade a partir dos 11 anos, desde que façam uso da tecnologia no seu dia a dia.

Duração: 1:40h.

Cyberbullying – O Bullying também está na era Digital
Nessa atividade discutimos os aspectos tecnológicos que envolvem a prática do Cyberbullying, como ele acontece, como enfrenta-lo e levantamos discussões sobre como utilizar recursos computacionais de forma responsável.

Agenda:

– O que é Cyberbullying?
– Principais diferenças entre Bullying e CyberBullying;
– Práticas comuns de Cyberbullying;
– Consequências do Cyberbullying;
– Exemplos de casos e suas implicações;
– Menores abandonados digitais;
– Tentando prevenir o Cyberbullying;
– Apelo aos “Bystanders”;
– O que fazer com o que fazem conosco.

Público recomendado: Recomendada para pais, alunos com idade a partir de 11 anos e comunidade escolar em geral, enxergando a todos como agentes importantes para uma mudança de comportamento e atitude.

Duração: 1:20h.

De acordo com a necessidade, ambas as palestras podem ser combinadas numa única atividade intitulada “Cyberbullying e Segurança em Redes Sociais”, não ultrapassando o tempo de 1:40h.

Material necessário:

Para a palestra é necessário que a entidade forneça:

– Projetor;

– Tela ou parede branca;

– Caixa de som compatível com o ambiente;

– Microfone para públicos que ultrapassem 50 pessoas.

Não é necessário disponibilizar computador pois uso meu próprio laptop.

Mais informações:

– Fotos das palestras podem ser conferidas em: https://www.facebook.com/naticomseguranca

– Todo o material da apresentação realizada na instituição será disponibilizado em formato PDF para futura referência.

– Se for de interesse da instituição contratante, após contato inicial o agendamento pode ser realizado via WhatsApp, Telegram ou Signal para agilizar a comunicação.

Histórico e Motivação:

Por acreditar que todos devemos contribuir minimamente para a melhora da sociedade na qual vivemos, considero bem-vinda toda e qualquer forma de voluntariado. A maneira que encontrei de ajudar foi desenvolvendo as palestras e apresentando-as de forma gratuita nas escolas, visando conscientizar a comunidade na qual estou inserido, sobre os riscos inerentes ao uso irresponsável das tecnologias. Iniciei esse projeto em 2008 (onde tive a oportunidade de fazer uma única palestra) e desde então tive a oportunidade de falar com mais de 85 instituições espalhadas pelo RS e algumas em SP. A partir de 2015 as palestras gratuitas tornaram-se solidárias, ou seja, passei a solicitar alimentos não perecíveis para as instituições e ajudar também de outras formas. Os números abaixo definem o projeto de 2008 até 2019:

Total de palestras ministradas: 210

Instituições distintas que contrataram as palestras: 88

Instituições distintas que receberam as doações: 23

Cidades visitadas: 22

Quantidade de espectadores: 15.202

Quantidade de alimentos arrecadados: 3.237 Kg

Horas de palestras: 325 hs

Mais informações podem ser encontradas na página Estatísticas.

Conscientização:

Conscientização de usuários têm sido a minha temática constante de trabalho. Nessa cruzada, compartilho alguns vídeos onde pude colaborar de alguma forma para sensibilizar pessoas no aumento de maturidade em “Segurança da Informação”.

Artigo: “Quando Davi e Golias vira Dados e Golias”. Meu artigo publicado na 13º edição do Caderno Globo – Entre dados. Disponível aqui ou clicando na imagem abaixo:

Minuto PROCERGS: Uma iniciativa muito bacana da PROCERGS e da TVE em 2018 a qual tive o prazer de participar como apresentador.

Evite a SuperExposição

Termos de Uso

Mais vídeos do Minuto PROCERGS podem ser vistos no canal da PROCERGS ou na página Mídia.

Menos30Fest: Um festival sobre atitude empreendedora da Globo o qual tive o prazer de participar em 2018 numa mesa redonda intitulada: “E aí? Vamos estourar as bolhas sociais?”. Disponível aqui ou clicando na imagem abaixo.

Texto para o Podcast Segurança Legal: Uma pequena participação no excelente podcast Segurança Legal sobre a “Criminalização do Revenge Porn”. Disponível aqui ou clicando na imagem abaixo.

Todas as iniciativas podem ser conferidas na página Mídia.

A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las.” – Aristóteles