Palestras

O intuito desse site é oferecer palestras gratuitas para escolas ou entidades sem fins lucrativos, de modo que possamos discutir conceitos básicos sobre Segurança da Informação que muitas vezes são negligenciados pelos usuários de diversas tecnologias, principalmente crianças e adolescentes.

*Fotos dessas atividades podem ser conferidas em: https://www.facebook.com/naticomseguranca

São duas as palestras oferecidas:

Segurança na Internet e relações saudáveis em Redes Sociais: Esta palestra discute conceitos básicos porém muito importantes sobre segurança da informação, políticas pessoais de segurança, “menores abandonados digitais”, casos de super exposição nas redes sociais, engenharia social, hoaxes, e diversos outros assuntos relacionados à segurança digital e ao uso adequado das redes sociais. Ao longo da palestra, construímos uma relação importante entre a nossa segurança online e o uso do bom senso.

Público recomendado: Recomendada para todos os públicos com idade a partir dos 11 anos, desde que façam uso da tecnologia no seu dia a dia, seja profissional, educacional ou como meio de entretenimento.

Duração: 1:30h.

Cyberbullying – O Bullying também está na era digital: O Cyberbullying se configura na prática virtual do Bullying. Esta palestra discute os aspectos tecnológicos que envolvem a prática do Cyberbullying fornecendo informações sobre como utilizar esses recursos de maneira responsável. Aborda o Cyberbullying sobre diferentes perspectivas, discutindo o “poder” do agressor sobre a vítima, o papel da tríade “Família – Escola – Comunidade” para o fim dessa prática entre outros aspectos relevantes para entender e combater o Cyberbullying.

Público recomendado: Recomendada para pais, alunos com idade a partir de 11 anos e comunidade escolar em geral, enxergando-os como atores importantes para uma mudança de comportamento e atitude.

Duração: 1h.

Eventualmente, ambas as palestras podem ser combinadas numa apresentação combinada “Cyberbullying e Segurança na Internet”, não ultrapassando o tempo de 1:30h.

 

Material necessário:

Para a palestra é necessário que a entidade forneça:

– Projetor:

– Tela ou parede branca;

– Caixa de som compatível com o ambiente;

– Microfone para públicos que ultrapassem 50 pessoas.

*Sempre utilizo o meu próprio laptop para as atividades. Por hábito e por segurança, não utilizo meu HD externo em dispositivos de terceiros.

 

Investimento / Doações:

As palestras são gratuitas.

– “Espera, você disse gratuitas? ”.

– Sim, G-R-A-T-U-I-T-A-S!  =)

Solicito em todas as atividades que a instituição realize junto aos seus alunos/público alvo, uma arrecadação de alimentos não perecíveis, que serão entregues para uma instituição necessitada ou para famílias em situação de vulnerabilidade social na região metropolitana de Porto Alegre.  As doações, no entanto, não são obrigatórias. As instituições que organizarem a doação, terão sua contribuição muito bem-vinda além de meu eterno agradecimento. Na página “Doações” está um “Hall da Fama” das instituições que organizaram a coleta e contribuíram até o momento, sendo este o mínimo que posso fazer para agradecê-las.

Se você quer viver num mundo melhor, ajude a torna-lo melhor.

 

A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las.” – Aristóteles